Como evitar que a integridade do fueiro seja comprometida no carregamento?

Conhecido por ter uma rotina pesada e severa, o setor florestal demanda materiais de qualidade e profissionais capacitados. Sem esses fatores, a eficiência das operações pode ser comprometida.

No caso dos fueiros florestais, por exemplo, é preciso respeitar as orientações técnicas do fabricante para não comprometer a integridade do modelo no carregamento. Para isso, o volume da carga não deve exceder o peso permitido.

Infelizmente, relatos de caminhoneiros que trafegam com a carga maior do que o adequado não são raros. Além de deteriorar as estradas e gerar multas, a prática danifica os fueiros e potencializa as chances de acidente. O aparente ganho financeiro que é gerado com o excesso de carga normalmente acaba saindo caro, visto que compromete a integridade do fueiro e coloca em risco a saúde dos profissionais envolvidos na operação.

Mas como saber exatamente qual é o limite de carga dos modelos? As marcas que são referência no ramo disponibilizam sempre um estudo de carga para cada produto. O levantamento é realizado pela equipe de engenharia e deve ser seguido à risca, bem como a legislação vigente.

 

Fueiros extra leves são alternativa

Uma alternativa interessante para equilibrar as demandas das transportadoras com a legislação de cargas são os fueiros extra leves, produzidos com aço de alta resistência.

Os modelos da linha RAPTOR®, fabricados pela Unylaser, estão totalmente alinhados a essa tendência. O aço de alta resistência é considerado quatro vezes mais seguro do que os demais, o que também contribui fortemente para garantir a integridade do produto. A Unylaser é pioneira no Brasil na utilização desse material na fabricação de fueiros florestais.

 

Ganhos em produtividade e eficiência

Nos últimos anos, a linha RAPTOR® se tornou referência para o setor de transporte de toras para a indústria de celulose e madeireiras. A marca é líder de mercado e é exportada para toda América Latina, Estados Unidos e Europa.

Com o peso menor e a resistência potencializada, a linha RAPTOR® consegue gerar ganhos significativos em produtividade e eficiência operacional. Vale destacar ainda que a marca conta com atendimento personalizado, ou seja, a Unylaser inova e adapta os seus modelos de acordo com as necessidades do cliente.