Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /home/storage/c/ff/27/site1364466586/public_html/lib/system-functions.php on line 312
ODS 2030: como boas práticas permitem um manejo florestal sustentável e colaboram com o meio ambiente | Unylaser - Produtos e Componentes Metálicos

ODS 2030: como boas práticas permitem um manejo florestal sustentável e colaboram com o meio ambiente

A importância das florestas para o desenvolvimento do planeta foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de um plano de ação da chamada Agenda 2030, um acordo assinado em 2015 entre líderes de diversos países - incluindo o Brasil - que busca o cumprimento de 17 metas globais para nortear o desenvolvimento sustentável em todo o planeta pelos próximos anos.

 

O manejo florestal está previsto no objetivo 15 da ODS, chamado de Vida Terrestre. O objetivo da meta é proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, além de gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e frear a perda de biodiversidade.

 

Mas quais são os caminhos para que as operações do setor florestal colaborarem com esses objetivos? Há diferentes maneiras de estar alinhado ao que de melhor é feito para garantir a sustentabilidade do planeta, mantendo a competitividade e aumentando a eficiência nos processos logísticos.

 

Menos caminho percorrido, menos gases poluentes na atmosfera

E essas boas práticas passam pelo transporte de madeira – um processo que tem recebido grande atenção por parte das empresas do setor florestal. Isso porque essa etapa tem participação excessiva no custo total da madeira que chega até o pátio das fábricas, além do peso que esse processo tem no impacto socioambiental nas comunidades ondem transitam devido à quantidade de caminhões que realizam essas operações.

 

É por isso que a escolha do fueiro florestal utilizado no transporte de toras interfere nesse processo e ajuda a amenizar o impacto ambiental do setor. A evolução tecnológica dos últimos anos, somada às soluções de engenharia cada vez mais criativas e inovadoras existentes no mercado, permitiu que fossem produzidas composições florestais com materiais muito mais leves. Uma composição florestal, por exemplo, atualmente é fabricada com tara a partir de 7 toneladas. Há dez anos, por exemplo, a tara dessa mesma composição chegava a 17,5 toneladas.

 

É por isso que, ao optar por um modelo de fueiro com maior capacidade de carga, o caminho percorrido entre as florestas e as fábricas é menor. Sem esse “peso morto”, a capacidade líquida de madeira transportada em cada viagem aumentou, impactando na redução de custo e menos impacto ambiental.

 

Ou seja, menos composições rodando nas estradas, menos quilômetros rodados, menos diesel sendo consumido e, consequentemente, menos gases poluentes na atmosfera.

 

Com peso menor e resistência potencializada, a linha RAPTOR® consegue gerar ganhos com produtividade e eficiência nas operações. Outro diferencial é que a marca conta com atendimento personalizado, ou seja, a Unylaser trabalha para adaptar os seus modelos de acordo com as necessidades do cliente.

 

É por isso que a linha RAPTOR® é referência para o setor de transporte de toras para a indústria de celulose e madeiras. A marca é líder de mercado e é exportada para toda América Latina, Estados Unidos e Europa.

 

Gosto do nosso material? Outros conteúdos exclusivos sobre o setor florestal podem ser acessados clicando aqui!