Qual a diferença do aço de alta resistência e de ultra-alta resistência?

Processo de fabricação único, aplicações diferentes, relação com carbono... Se você ainda tem dúvidas sobre o que é aço de alta resistência e aço de ultra-alta resistência, neste artigo a Unylaser vai elucidar as principais questões sobre esta matéria tão importante para a indústria.

 

 

O que caracteriza os tipos de aço

O aço-carbono é uma liga que contém entre 0 e 2,11% de peso em ferro e carbono. Os aços de alta resistência e os aços de ultra-alta resistência se distanciam do aço tradicional pelas suas propriedades mecânicas e particularidades específicas, atingidas por um processo diferenciado e muito controlado de produção, que confere ao material qualidades únicas e superiores em relação ao aço-carbono convencional.

 

Em suma, as propriedades mecânicas dos aços incluem:

  • Limite de escoamento – alcance absoluto de tensão que o aço suporta quando tracionado sem ter deformação definitiva ou irretornável;
  • Limite de resistência – limite máximo de tensão que o aço suporta quando tracionado antes de quebrar;
  • Limite de fadiga – alcance absoluto de tensão que o aço suporta, mesmo em quantidade infinita de ciclos;
  • Alongamento – deformação máxima que o aço suporta antes de fraturar;
  • Dureza – máxima resistência do aço ao risco de alteração ou à deformação permanente quando comprimido;
  • Tenacidade ao impacto – habilidade do aço em suportar energia e se alterar sem quebrar.

 

A composição química do aço influencia em características especificas do material, como:

  • Processabilidade/desempenho;
  • Soldabilidade;
  • Conformabilidade;
  • Temperabilidade;
  • Resistência à corrosão;
  • Resistência ao desgaste.

 

>>Você também vai gostar de ler: Sustentabilidade Industrial: Por que o Aço é o material mais reciclado do mundo?

 

 

Principais características dos aços de alta e de ultra-alta resistência

Agora que o básico sobre o aço está esclarecido, precisamos entender as distinções por trás dos materiais.

 

Os aços de alta resistência possuem baixo teor de elementos de liga e alto limite de resistência mecânica, em comparação aos aços-carbono tradicionais. Em sua matéria há baixa presença de carbono e quantidades muito controladas de cobre, níquel, nióbio, nitrogênio e vanádio, o que gera boa conformabilidade, soldabilidade e resistência superior, apresentando limite de escoamento que varia entre 380 MPa até 700 MPa.

 

Já os aços de ultra-alta resistência apresentam concentração de elementos de liga levemente maior, em comparação aos aços de alta resistência. Este modelo de aço é aplicado em soluções que exigem material leve e alta performance, como em indústrias de mineração e construção pesada, máquinas de grande porte e setores de alto desempenho, como florestal e agrícola, apresentando limite de escoamento acima de 700 MPa, conforme a classe de produto, sem prejuízo à conformabilidade e soldabilidade.

 

 

Unylaser oferece componentes customizados utilizando aços de alta e de ultra-alta resistência

A Unylaser é especializada na manufatura de componentes metálicos conforme projetos e especificações do cliente. Atua nos mercados de guindastes, rodoviário, agrícola, naval, florestal, máquinas e equipamentos.

 

Com foco na inovação, a Unylaser é especializada no desenvolvimento, aplicação e manufatura de projetos, utilizando aços de alta (HSS) e ultra-alta (UHSS) resistência mecânica e à abrasão e tem forte presença nos mercados nacional e internacional.

 

Confira nosso site e nossas soluções em aço.