Qual o conceito proposto pelas smart forests?

Inovações tecnológicas estão chegando com intensidade em todos os setores da economia. No ramo florestal, responsável por movimentar números expressivos em valores e emprego, não é diferente.

 

Tornando os processos do segmento mais dinâmicos, é possível aumentar a produtividade e melhorar a gestão dos recursos ambientais. Práticas nesse sentido têm ganhado o nome de smart forest, ou seja, florestas inteligentes.

 

Exemplos de tecnologias nas florestas 

Já existe no mercado uma série de soluções voltadas ao conceito de smart forest. Conheça a seguir exemplos que estão sendo bastante utilizados:

 

* Inventário florestal 

Para ganhar mais agilidade nas operações, já é possível realizar o monitoramento e o manejo do inventário florestal por meio de dispositivos móveis. Campo e escritório se tornam sincronizados em tempo real. A tecnologia permite a geração de dados e relatórios que detalham os processos produtivos, otimizando as operações. Em alguns casos, até mesmo drones são utilizados nesse inventário. (http://www.unylaser.com.br/pt-br/noticias/por-que-a-utilizacao-de-drones-na-operacao-florestal-vem-aumentando-106)

 

* Prevenção de incêndios 

Os smartphones também estão sendo utilizados na prevenção de incêndios florestais. Normalmente esse controle ocorre por meio da geração de mapas de vegetação e são atualizados regularmente por meio de sensores instalados em postes próximos as áreas de risco elevado. Os alertas são enviados para aplicativos.

 

* Pesquisa florestal 

Com sensores de alta precisão, os experimentos florestais já podem ser automatizados. O monitoramento de variáveis chaves de maneira contínua e integrada com variáveis climáticas potencializa o desenvolvimento das pesquisas. A estratégia também traz mais confiabilidade e precisão aos resultados.

 

* Transporte mais seguro e sustentável 

Considerado até quatro vezes mais seguro do que os convencionais, o aço de alta resistência está sendo muito utilizado pelas empresas especializadas em transporte de madeira. Um dos principais diferenciais no uso do aço de alta resistência é a redução do peso do produto. Ele consegue ser mais leve do que os aços convencionais ao mesmo tempo que é mais resistente. Os fueiros florestais fabricados com esse material, portanto, contam com uma capacidade de carga maior e são mais seguros. Outro benefício importante do aço de alta resistência é na área ambiental. Produtos mais leves necessitam de menos energia para fabricação, geram menor emissão de dióxido de carbono e diminuem a contaminação da água. Com a redução de espessuras vem ainda a diminuição no volume de cordões de solda.

 

O que é smart forest city? 

 

Na esteira do conceito de smart forest, cresce também as discussões da chamada smart forest city (cidade-floresta inteligente). O tema abrange áreas mantidas com recursos de sustentabilidade e comodidade para melhorar a vida da sociedade.

 

Nesse estilo de projeto, as árvores ajudam a resfriar os espaços internos, o que dispensa o uso de resfriadores artificiais. Essa prática reduz significativamente o excesso de gasto de energia e a emissão de carbono.

 

Primeira cidade-floresta inteligente da América Latina 

 

Projetada por Stefano Boeri Architetti, a Smart Forest City Cancun deve se tornar a primeira cidade-floresta inteligente da América Latina. O projeto tem como foco a inovação e a qualidade ambiental. Prevista para estar pronta em 2026, a cidade busca um equilíbrio entre áreas verdes e construídas.

 

Com capacidade para 130 mil habitantes, a cidade está sendo construída em um terreno de 557 hectares - sendo 400 hectares reservados para espaços verdes. Ao todo, são mais de 400 espécies vegetais usadas no projeto. A proporção é de 2,3 árvores por habitante, aponta o portal ArchDaily.

 

De olha na economia circular, a cidade é cercada por painéis solares e campos agrícolas, o que a torna completamente auto-suficiente em alimento e energia. As pessoas devem circular nesse espaço com veículos elétricos e semi-automatizados, deixando seus carros nos limites da cidade.